REGULAMENTO

Artigo 1º - Fica instituído o 5º Campeonato de Futsal do Diretório Acadêmico de Comunicação Integrada da PUC Minas São Gabriel (DACOI) e que se rege por este regulamento e seus acessórios, obedecendo as regras oficiais do esporte com exceção do tempo de jogo e do controle de faltas, que será definido pela organização.

FINALIDADE

Artigo 2º- Tem por objetivo congregar e estreitar os laços de amizade à classe, e os demais alunos, professores, monitores e funcionários.

DOS PARTICIPANTES E INSCRIÇÕES:

Artigo 3º - Será dada a condição de participar da competição todo o atleta do curso de Comunicação Social e pessoas relacionadas com o curso, tais como ex alunos, monitores/técnicos dos laboratórios e demais funcionários da PUC Minas São Gabriel.
Parágrafo Único - As entidades organizadoras poderão ao seu critério, convidar alguma equipe ou participante, para participar do evento.
Artigo 4º - Cada equipe deverá inscrever no mínimo 5 (cinco) atletas e no máximo 12 (doze). É obrigatório apresentação da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada por todos os atletas, que serão obrigados à apresentar a carteira de identidade nos jogos. Não serão aceitas inscrições sem a assinatura.
Artigo 5º - Não serão aceitas inscrições de atletas que já tenham sido inscritos por outra equipe. Após o término da primeira rodada não serão aceitas novas inscrições. .
Artigo 6º - Cada equipe deverá apresentar um responsável e somente ele poderá participar das reuniões e interpor recursos e apresentar protestos, a não ser se solicitado pela Comissão de Organização e Disciplina.
Artigo 7º - O sistema de cruzamento será definido após as inscrições na reunião de lançamento, por meio de sorteio.
Artigo 9º - As equipes pagarão taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).

DOS JOGOS:

Artigo 10º - Os jogos ocorrerão na quadra “Centro Esportivo São Vicente” – Rua São Manoel 197, bairro Floresta –, sempre aos sábados, a partir do dia 10/04/2010, das 14h às 19h. .
Artigo 11º - As equipes deverão tomar conhecimento de seus jogos e horários no dia da entrega do regulamento, juntamente com a definição do sistema de chaves.
Artigo 12º - As equipes deverão apresentar-se uniformizadas pelo menos 15 minutos antes do horário das partidas já com as súmulas devidamente assinadas.
Artigo 13º - O não comparecimento da equipe na quadra, 20 (vinte) minutos após o horário de início da partida anteriormente marcado, ou o comparecimento com menos de cinco atletas, enseja a vitória ao adversário pelo placar de 1x0 para fins de classificação. A equipe ausente será excluída desta competição por (W.O.) e da edição posterior por conduta anti-desportiva. Os atletas da equipe excluída não poderão jogar por outras equipes durante o prazo de punição.
Parágrafo Único – Caso as equipes envolvidas entrem em acordo, o jogo poderá ser realizado mesmo que as determinações anteriores sejam contrariadas.
Artigo 14º - Cada atleta deverá apresentar sua carteira de identidade para assinar a súmula.
Artigo 15º - As equipes somente serão consideradas em condições de jogo após serem cumpridas as formalidades deste regulamento.
Artigo 16º - No caso da fase de grupos dois ou mais times terminarem empatados no número de pontos, o critério de desempate seguido será o determinado abaixo:

1. Número de vitórias;
2. Saldo de Gols;
3. Numero de gols marcados;
4. Confronto direto;
5. Sorteio.


DA DISCIPLINA

Artigo 17º - A punição pelo árbitro com 1 cartão vermelho (expulsão), implicará em suspensão automática do atleta da próxima partida e posterior julgamento pela comissão disciplinar do campeonato podendo esta pena ser ampliada, conforme analise da súmula ou dos responsáveis da Comissão Disciplinar.
Artigo 18º - Os atletas, técnicos, responsáveis que receberem 1 (um) cartão vermelho proveniente de brigas, agressões ficarão suspensos até o final da competição conforme avaliação da Comissão de Organização e Disciplina.
Artigo 19º - É obrigação das equipes controlarem os cartões amarelos e vermelhos de seus atletas, poderão pedir auxilio da organização, mas é de sua obrigação o controle dos suspensos.
Parágrafo Único: O atleta que na mesma partida levar um cartão amarelo e um vermelho, para fins de controle, só é levado em conta o vermelho.
Artigo 20º - Qualquer equipe, torcida, ou elementos que impedirem ou cercearem o adversário, outras torcidas, a comissão de disciplina, o juiz e seus auxiliares, e autoridades presentes, serão eliminadas do campeonato, conforme avaliação da Comissão de Organização e Disciplina.
Artigo 21º - Se alguma partida for interrompida por motivo de agressões físicas (brigas), entre atletas ou torcidas que impeça a continuidade da partida às equipes envolvidas serão julgadas pela Comissão de Organização e Disciplina de acordo com a súmula da partida, podendo a mesma desclassificar qualquer das equipes do restante da competição e até ser excluída dos próximos eventos esportivos realizados pelos organizadores.
Artigo 22º - A Comissão de Organização e Disciplina poderá, a seu critério punir um atleta mesmo que este não tenha recebido cartão algum, por atitude inconveniente, fora de quadra ou dentro, para garantir o bom andamento da competição.


DA PREMIAÇÃO E DO PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO

Artigo 23º - Será premiada a primeira equipe com troféu, medalha para cada integrante da equipe vencedora, entradas gratuitas para a festa final de integração do campeonato. Também será premiada com medalhas a equipe vice-campeã (2º lugar). Os goleadores serão premiados.
Parágrafo Primeiro - Caso dois atletas terminem o campeonato empatados como goleador será este critério de desempate: 1)Atleta que teve menor número de cartões vermelhos; 2) Atleta que tiver menor número de cartões amarelos; 3) Comissão organizadora decide.
Parágrafo Segundo - As premiações serão distribuídas da mesma forma para as duas modalidades abrangidas no torneio (equipes masculinas e femininas).
Se alguma equipe for desclassificada por indisciplina seus atletas não concorrerão a estes prêmios.